sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Resenha especial - Trilogia Jogos Vorazes



Oi todo mundo!
Sei que a maioria de vocês provavelmente já tenha lido a trilogia Jogos Vorazes, da escritora Suzanne Collins, publicado pela Editora Rocco, mas aproveitando que no dia 18 deste mês tem a estréia do 4º e último filme da saga, trago uma resenha para aqueles que ainda não conhecem toda a história  ou querem relembrá-la antes de assistir ao filme, foi o que fiz nessa última semana. Vamos lá!

"E que a sorte esteja sempre a seu favor" – Effie Trinket em Jogos Vorazes


O primeiro livro é Jogos Vorazes, tradução brasileira para Hunger Games.

ISBN: 978-85-7980-024-5


O governo opressor de Panem, antiga América do Norte, para manter os 12 distritos que possui, sobre o controle da Capital, convoca anualmente uma menina e um menino de cada distrito, de 12 a 18 anos, para lutar até a morte nos Jogos Vorazes, no qual somente um poderá sair vencedor, tudo é televisionado com se fosse apenas entretenimento.

A personagem principal da história é Katniss Everdeen, (nos cinemas vivida por Jennifer Lawrence), que voluntaria-se como tributo dos jogos aos 16 anos no lugar de sua irmã mais nova Prim, que fora sorteada.

O Distrito 12, de qual Katniss vem é muito pobre e ela encontra sobrevivência na floresta, onde aprendeu a caçar e o faz junto da companhia do seu único amigo Gale. 

Sua habilidade com o arco será um de seus diferenciais na tentativa de vencer os jogos, mas muitas questões estarão em jogo, como a ligação com o tributo masculino de seu distrito Peeta Mellark.

Katniss desafia a capital com suas decisões nos jogos e atrai os olhos do governante de Panem Presidente Snow.
É um livro que faz você refletir sobre valores, ao analisar as decisões que Katniss toma para tentar ganhar os jogos, eu confesso não ser fã dela em todo o tempo neste primeiro livro, mas é uma personagem de personalidade muito forte, que vai ganhando mais respeito ao longo da jornada.


2º livro – Em Chamas – Catching Fire 

ISBN: 978-85-7980-064-1


Após conseguir vencer os jogos junto com o companheiro de Distrito Peeta Mellark, Katniss achou que teria paz, mas os problemas estavam apenas começando, pois ao desafiar a Capital fazendo com que os dois ganhassem, Katniss acendeu um fogo em alguns distritos, causando uma algumas revoltas da população contra a Capital. 
No meio de tudo disso, havia convencido a capital e ao próprio Peeta que estava apaixonada por ela, mas eram apenas encenações para ganhar os jogos, o que complicou ainda mais a situação de Katniss, junto ao Presidente Snow e ao próprio Peeta.  

Katniss descobrirá que não bastou vencer os jogos, será preciso muito mais para manter sua família e amigos a salvo do poder da Capital.

Como forma de tentar controlar a situação, a Capital manda os vitoriosos novamente para a arena em uma edição especial devido ao 3º Massacre Quaternário que ocorre a cada 25 anos, Katniss e Peeta voltam para os jogos, onde um tentará manter o outro vivo e desta vez com ajuda de aliados.

Em chamas é uma trama muito bem escrita e você se apega facilmente aos novos personagens que aparecem. Os perigos que eles enfrentarão na arena serão ainda piores emocionantes.

Neste livro percebemos que Katniss aumenta a dúvida em relação ao que Peeta Mellark, o garoto do pão, significa em sua vida, pois ele é o único que a entende pelo que passaram nos jogos, mas ao mesmo tempo ela não se esquece do companheiro de floresta Gale.


3º livro – A Esperança – Mockingjay

ISBN: 978-85-7980-086-3


Após ser resgatada da arena, Katniss descobre que as revoltas estão cada vez maiores nos distritos, descobrirá que não existe mais Distrito 12 e que o 13 ainda está de pé.

Ela se vê em um dilema de ser ou não o tordo da revolução, ser o símbolo para incentivar os distritos a se unirem contra a Capital, que quer vingança quanto aos acontecimentos dos últimos jogos. Katniss queria apenas manter sua família e amigos a salvo, mas verá que terá de lutar por toda uma nação que acredita nela e a vê como exemplo.
Mas um dos pontos chaves desse livro é o fato de que Peeta estará do lado oposto de Katniss, pois foi capturado pela capital quando ela foi resgata, trazendo mais dificuldades para as decisões que ela deverá tomar.

A guerra está acontecendo e a vida das pessoas mudará drasticamente com o resultado dela, muitas escolhas serão feitas e muitas perdas ocorrerão. 
É um livro que faz refletir sobre a realidade de muitos países que vivem em guerra e sobre a democracia. Não é apenas um romance, é uma história capaz de fazer com que os jovens pensem no futuro de uma nação.




O terceiro e último livro com certeza traz uma conclusão perfeita para a história, vale a pena conferir.

Posso afirmar que os livros estão na minha lista de favoritos e mais uma vez recomendo a leitura.

No site da Editora Rocco clique aqui, você consegue acessar trecho dos livros e realizar a compra dos mesmos.

E você já leu os livros, amou assim como eu, ou ainda não conhecia? 
Aguardo o seu comentário e até o próxima.

diHITT - Notícias Diretório de Blogs - See more at: http://www.galeriadeblogs.com/recomendar/#sthash.FxnuN0ab.dpuf